Desenvolvimento sustentável e a construção civil
Desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma de desenvolvimento econômico que "emprega os recursos naturais e o meio ambiente não apenas e beneficio do presente, mas também das gerações futuras" (SJÖSTROM, 1996). Tornar nossas formas de desenvolvimento econômico sustentáveis deixou de ser uma bandeira de ecologistas sonhadores para ser um conceito importante na comunidade de nações. A certificação ambiental retratada na série normas ISO 14000 e que já está em implementação no Brasil é a parte mais visível desta mudança.
O CIB (lnternational Council for Building Research and Documentation) colocou entre suas prioridades de pesquisa e desenvolvimento o desenvolvimento sustentável. A European Construction Industry Federation possui agenda específica para tema (INDUSTRY & ENVIRONMENT, 1996). A Civil Engineering Research Foundation (CERF) entidade dedicada a promover a modernização da construção civil dos Estado Unidos, realizou uma pesquisa entre 1500 construtores, projetistas e pesquisadores de todo o mundo (BERNSTEIN, 1996) visando detectar quais as tendências consideradas fundamentais para o futuro do setor. Nesta pesquisa a "questão ambiental" foi considerada a segunda mais importante tendência para o futuro (Figura 1). Com base nestes resultados a entidade definiu 38 diferentes propostas de pesquisa. [pic] Figura 1 - Grau de impacto de diferentes tendências nas atividades da construção Civil (BERNSTEIN, 1996)
A construção civil & desenvolvimento sustentável
A cadeia produtiva da construção civil, apresenta importantes impactos ambientais e todas as etapas e qualquer sociedade seriamente preocupada corri esta questão deve colocar o aperfeiçoamento da construção civil com prioridade. Em primeiro lugar, o enorme peso do macro-complexo da construção civil na economia, onde é responsável por 40 % formação bruta de capital e enorme massa de emprego fazem com que qualquer política