Resumo do Artigo "Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem de resíduos na construção civil"
Nesse artigo foi abordado como tema os impactos que a reciclagem de residuos reciclados pode gerar. Esta reciclagem pode trazer alguns benefícios para a construção civil, como:
1- Redução de consumo de recursos naturais não renováveis;
2- Redução de áreas necessárias para aterro, decido à minimização de columede resíduos;
3- Redução no consumo de energia no processo de produção, pois alguns resíduos podem servir como energia para algumas indústrias como a do cimento;
4- Redução da Ppoluição.
Contamos também com alguns benefícios ambientais, pois o setor civil pode consumir até 75% de recursos naturais, e reciclando seus resíduos, causaria menos impacto ambiental. A indústria então deve fechar seu ciclo com uma diminuição na saída de resíduos e entrada de matéria-prima não renovável. Essa seria uma tentativa de aproximar a construção civil de um conceito de desenvolvimento sustentável.
Porém, a redução de geração de resíduos seja necessária, ela é limitada, pois existem impurezas na matéria-prima. Mas a reciclagem, assim como qualquer outra atividade, pode causar impactos ao meio ambiente, causada pela tecnologia empregada e a utilização proposta para o material reciclado, que em alguns casos pode ser mais impactante do que o próprio resíduo. Em alguns casos, os resíduos da reciclagem são constituídos por elementos perigosos e pesados como o Chumbo e alguns outrso compostos orgânicos voláteis. A quantidade de materias energia necessários para o processo de reciclagem também devem ser levados em consideração. Por isso, é preciso que a reciclagem de um resíduo seja criteriosa e pondere as alternativas em relação ao consumo de energia e matéria-prima necessários para a reciclagem.
No Brasil, temos alguns órgãos responsáveis pela questão ambiental, como o CONAMA e o COnselho Estadual de Meio Ambiente, em SP, mas aqui presenciamos uma realidade mais voltada para