Relatório de quimica
INTRODUÇÃO
A reatividade dos metais segue a Seguinte ordem:
Li > K > Ca > Na > Mg > Al > Zn > Cr > Fe > Ni > Sn > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Au.
Os metais alcalinos e os alcalinos terrosos são Mais reativos e depois os metais comuns no uso cotidiano; após o HIDROGENIO seguem os metais nobres que não são reativos com ácidos. Os metais menos nobres (vem antes do H) conseguem deslocar os metais mais nobres, isto é, ocorrem reações. É por isso que os ácidos não podem ser guardados em recipientes feitos desses metais mais reativos que o hidrogênio, são guardados em recipientes de vidro.
OBJETIVO
Esta experiência tem como objetivo observar o que ocorre quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido clorídrico. A ocorrência ou não da liberação de hidrogênio e a velocidade com que os gases se formam dão uma ideia da reatividade do metal com o ácido.
MATERIAL E MÉTODOS Foram utilizados: 8 tubos de ensaio, suporte para tubos, pinça de madeira, pipetas de pasteur, zinco em pó, ferro em limalha, cobre aparas, magnésio, ácido clorídrico fumegante e fósforo.
Foi colocado um pouco de Magnésio em pó dentro do tubo de ensaio, adicionou-se 1 ml de acido clorídrico, e logo em seguida foi tapado com outro tubo de ensaio invertido segurado pela pinça de madeira, após alguns minutos acendeu-se o fósforo e segurou dentro do tubo de ensaio onde estava o gás coletado, e foi anotada a velocidade da reação. A mesma experiência foi realizada com ferro, cobre e zinco.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante a realização dos procedimentos experimentais verificou-se que houve a reação do magnésio (Mg) com ácido clorídrico. Essa reação foi identificada pela rápida liberação (formação de bolhas) de um gás incolor, e com o estouro depois que se acendeu o fosforo esse estouro é identificado como o grito do hidrogênio. Com o Cobre (Cu) não houve reação, porque não desloca o hidrogênio. O Ferro (Fe) ficou verde com o acido e fez um barulho de