A Construção Civil e o Desenvolvimento Sustentável
A Construção Civil e o Desenvolvimento Sustentável
A construção civil tem sido um ramo de grande destaque e crescimento neste início de século. No entanto, todo o processo, desde produção e processamento de materiais nas fábricas até os resíduos das obras podem afetar negativamente o planeta.
Pesquisas da Civil Engineering Research Foundation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineers (ASCE) dos Estados Unidos, revelou que a questão ambiental é uma das maiores preocupações dos líderes do setor.
A construção civil é responsável por grande parte do consumo dos recursos naturais, de 15 a 20%, além de contribuir com grande parte do desmatamento. Um outro problema inerente está nos resíduos da construção civil, isto é, o entulho.
Em cidades brasileiras a maioria destes resíduos é depositada clandestinamente. Aterros clandestinos têm obstruído córregos e drenagens, colaborando em enchentes, favorecido a proliferação de mosquitos e outros vetores, etc. levando boa parte das prefeituras gastar grande quantidade de recursos públicos na sua retirada.
Um processo que pode minimizar os efeitos do acúmulo de resíduos da construção civil é a reciclagem. Hoje, há formas de reciclagem e reutilização do entulho, até mesmo voltando para construção e consequentemente fazendo diminuírem um pouco os problemas da produção, dos recursos naturais, etc
Visão Crítica: Hoje, a construção Civil tem contribuído bastante para o desenvolvimento do Brasil. No entanto, o país ainda encontra-se escasso de meio que minimizem os problemas advindos deste crescimento. Percebe-se que há necessidade de um crescimento conjunto para o desenvolvimento do país. As empresas recicladoras, de extração e processamento dos recursos e as próprias empresas da construção civil devem buscar se adequar mais ao desenvolvimento sustentável, buscar minimizar os problemas causados.