Desenvolvimento sustentável na construção civil
“O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL”
SÃO LUÍS
2011
O Desenvolvimento sustentável não é apenas uma bandeira de ecologistas e já se constituiu em uma preocupação real para a indústria da construção civil a nível internacional.
As atividades relacionadas com a construção civil possuem enorme impacto ambiental. O setor é o maior consumidor individual de recursos naturais, gera poluição, entre outros detritos. A reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos demais setores industriais, é uma das tendências para diminuição do impacto ambiental da construção civil, particularmente o nível de consumo de recursos naturais. Dados estatísticos sobre este impacto são apresentados. As atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e componentes são complexas e exigem um trabalho multidisciplinar, envolvendo engenheiros até pesquisadores da área de saúde. As principais áreas de interface são citadas. Recomendações para a formação dos engenheiros civis para esta nova realidade são discutidas.
Desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma de desenvolvimento econômico que "emprega os recursos naturais e o meio ambiente não apenas em beneficio do presente, mas também das gerações futuras". Tornar nossas formas de desenvolvimento econômico sustentáveis deixou de ser uma bandeira de ecologistas sonhadores para ser um conceito importante na sociedade. A certificação ambiental retratada pela ISO 14000 e que já está em implementação no Brasil é a parte mais visível desta mudança. A Civil Engineering Research Foundation (CERF) entidade dedicada a promover a modernização da construção civil dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa entre 1500 construtores, projetistas e pesquisadores de todo o mundo (BERNSTEIN, 1996) visando detectar quais as tendências consideradas fundamentais para o futuro do setor. Nesta pesquisa a "questão ambiental" foi considerada a