Cesariana
SENAC
CESARIANA
Curso: Técnico em Enfermagem
Matéria: Clínica Cirúrgica
Professora: Maria Nazaré
Alunos: Ariane, Claudiane Veloso, Letícia Amaral e Vanessa
Diamantina, 2012
PARTO NORMAL X CESARIANA
Parto Normal: a expulsão do bebê ocorre somente com a pressão que as paredes do útero exercem sobre o mesmo. È realizado a episiotemia, a sutura é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.
Operação Cesariana: técnica cirúrgica utilizada para retirar um feto de dentro do útero. È feita uma incisão transversal ou longitudinal sobre a pele da gestante, acima da linha dos pelos púbicos. Realizada com a mulher em deitada na posição decúbito dorsal.
HISTÓRIA CESARIANA Antes de inventarem o parto cesariano, todas as mulheres tinham seus bebês através do parto normal. Por vezes ocorriam complicações durante o parto, e como não haviam técnicas para a retirada do bebê, podia-se esperar a morte da mãe, do filho ou de ambos. Muitos dizem ser mito o fato de o nome “cesariana” ter se originado na forma como o imperador Júlio Cesar teria vindo ao mundo, pois seguindo uma lei que existia na Roma Antiga, esse tipo de operação só era feito após a morte da mãe, visando salvar o feto ainda com vida, o que não aconteceu com Júlio Cesar, pois sua mãe, Aurélia, sobreviveu após o parto, tendo ainda mais cinco filhos depois dele. Todos os bebês que sobreviviam após serem retirados do útero da mãe que havia falecido eram chamados de cesões ou césares, vindo daí o nome desse tipo de parto. O primeiro parto cesáreo que se tem notícia ocorreu em 1500, em uma pequena cidade suíça chamada Sigershaufen, e foi realizada por um homem chamado Jacob Nufer, em sua própria esposa. Jacob era um homem simples, habituado a castrar porcas, e vendo o sofrimento de sua esposa no momento do parto resolveu auxiliado por mais duas parteiras, fazer ele mesmo o parto a partir de uma incisão no abdome da