Cinema
Na aula de história com a professora Célia Couto no dia quatro de Novembro, foi pedido um relatório a duas alunas sobre o dadaísmo e o abstraccionismo. Na sala de aula estavam presentes os alunos do 12ºC.
De seguida apresenta-se uma breve explicação dos dois conceitos.
DADAÍSMO
O movimento Dadá ou Dadaísmo foi um movimento artístico moderno iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire.
O movimento foi formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de madeira, a sua utilização marca a falta de sentido da sua linguagem. Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente.
Foi feito para simbolizar o carácter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, para além da cidade de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Quais as principais características do dadaísmo?
Este movimento nega o passado, o presente e o futuro. O Dadaísmo é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas e pouco se importa com o espectador.
Opõe-se aos valores tradicionais, procurando destruí-los, defendendo a liberdade desenfreada do indivíduo, a espontaneidade e a imperfeição.
O movimento também se opõe a qualquer tipo de equilíbrio e tem como combinação, o pessimismo irónico e ingenuidade radical, cepticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo.
O movimento protestava contra a loucura da guerra, assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Sendo assim, a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente afirma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Objectos encontrados são