Inteligência competitiva
A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível otimizar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.
Antes de mais nada, é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes.
O empreendedor deve aproveitar de todas as estratégias possíveis para superar as expectativas do cliente. Para isso, precisa oferecer um bom atendimento, analisar a postura da concorrência, criar uma identidade visual adequada ao perfil do cliente e simplificar o sistema de concessão de crédito.
O conhecimento adquirido com a Inteligência Competitiva dá às organizações habilidades para lidar com a complexidade e com os sinais do mercado. Com isso, passa a ser importante a incorporação de um programa sistemático e ético para reunir e gerenciar informações externas, que podem afetar os planos e as decisões das organizações. A estrutura administrativa é centralizada, as estratégias são intuitivas e de curto prazo, há baixa especialização, simplicidade e informalidade do sistema de