Resumo do capítulo 6 do livro empreendedorismo inovador
O que o empreendedor precisa saber sobre Estratégia
O empreendedorismo não está ligado unicamente ao empirismo, a começar um negócio inovador sem antes haver um planejamento. Ainda que se inicie dessa forma, a empresa entrará na taxa de mortalidade registrada pelo SEBRAE.
Pensando nisto, Edson Mackenzy conta suas experiências de empreendedorismo ressaltando a importância de se ter planejamento prévio, de se pôr no papel os objetivos e metas e o plano de ação necessário para se alcançar tal resultado. Ainda que haja modificações na estratégia principal, pode-se fazer alterações no plano de ação.
Ainda que não se tenha o conhecimento técnico, intuitivamente alguns empreendedores acabam aplicando a matriz SWOT na startup. Esse primeiros passos de nossas empresas são essenciais para contar um pouco mais dessa arte de resultados que é a estratégia. (MACKENZY, 2012).
Quando uma boa estratégia é lançada, acompanhada de um bom plano de ação, as chances de se atingir o objetivo são maiores. Pensando nisso, Mackenzy criou um recurso mnemônico com as letras A.R.R.A.S.O voltadas para o empreendedores se transformaram em Atitude, Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Ambiente, Stress e Orientação, em que:
Atitude está relacionada com a postura que o empreendedor deve ter em seu próprio empreendimento. Desde a forma de pensar e enxergar as oportunidades, são um diferencial.
Recursos Humanos: este é um grande desafio para qualquer gestor, escolher uma boa equipe e mantê-la motivada a encarar tudo juntamente com o empreendedor.
Recursos Financeiros: quanto mais dinheiro tiver, maiores serão as cobranças por resultados. Por isto, deve-se enxergar o dinheiro como o fator motivador para o desenvolvimento de um plano. Posteriormente será o fator delimitador das atitudes da empresa, visto que deve-se avaliar o ROI que se terá e o capital de giro que ficará na empresa.
Ambiente: está ligado ao ambiente no qual o