Capítulo 2 do livro empreendedorismo (resumo)
Alguns conceitos administrativos acabaram predominando em certos períodos do século XX. Por exemplo no início do século foi o movimento da racionalização do trabalho; na década de 1930 foi o movimento das relações humanas, nas décadas de 1940 e 1950, o movimento do funcionalismo estrutural, na década de 1960, o movimento dos sistemas abertos, nos anos 70 o movimento das contingências ambientais e atualmente não existe um movimento que está predominante. E atualmente como tudo está mais sofisticado e a necessidade do mercado está fazendo com que os ensinos do empreendedorismo seja intensificado e por isso podemos dizer que hoje estamos em uma fase que pode ser chamada de a era do empreendedorismo, pois os empreendedores estão inovando as coisas, mudando o modo de fazer, quebrando barreiras e gerando novos empregos, e consequentemente obtendo lucros e trazendo facilidades para a sociedade.
A nova era está mostrando que boas ideias inovadoras, um bom planejamento e uma equipe competente junto com o capital que é indispensável são ótimos aspectos e podem gerar grandes oportunidades de investimento em um curto prazo de tempo.
Antigamente não era de se imaginar que um jovem recém-formado poderia se aventurar na ideia de criar seu próprio negócio, pois os benefícios oferecidos pelas empresas eram bem maiores, portanto os estudantes de administração tinham o foco e estudava apenas para administrar e não para criar o seu próprio negócio. E hoje em dia o cenário e o pensamento é outro, mas para