Resumo justica e atividade do juiz
De acordo com são tomas de Aquino a atividade do juiz vai se consistir na efetivação da justiça, a onde e ele tido a justiça encarnada ou também a justiça viva . Através do pensamento tomista e considerado o fato de que o ato de julgar e um ato individualizado da lei. O julgamento por isso deve estar presente no conteúdo de coação a onde e visto presente na lei
Podemos dizer que na sentença do juiz e uma lei particular onde e aplicada em um fato particular , e assim que a lei geral deve ter então a força coativa.
O filósofo vai nos dizer que o juiz deve ter a força coativa para obrigar as partes a obedecerem , pelo contrario ela não seria eficaz .
Através do ato o juiz vai decidir e aplicar a justiça que chamamos de julgamento pelo qual o ato e inaceitável, o julgamento de um juiz baseia-se na igualdade e na legitimidade, no entanto não deve haver escolha das partes, mas sim um julgamento que busca justiça através de provas testemunha e fatos . Somente os juízes estão aptos para realizar o juízo de pessoas . já os clérigos não esta autorizado ao exercício de julgamento a condenação e a pena de morte , por duas razoes .
Segundo são tomas de Aquino uma das razoes e por eles serem eleitos para o ministério do altar que representa a paixão da morte de cristo . a outra razão e a nova lei que não permite a pena de morte ou mutilação do corpo.
Um condenado por uma sentença de morte pode opor se sem cometer inflação a lei divina se injusto julgado e sentenciado , caso contrario se quiser opor se contra a sentença de morte de acordo com que e justo e regular , seu ato será pura e recriminável rebeldia a lei humana . portanto o desrespeito ao julgado fica autorizado somente na hipótese da decisão injusta