Resumo Cap. 4 do livro Propaganda
No planejamento de uma campanha o publicitário estuda e se coloca na posição de consumidor porque é preciso conhecer seu público alvo e entender como é sua visão para o produto ou serviço oferecido, as pesquisas em campo, informações a respeito ajudam a reforçar esse conhecimento, precisa atrair a atenção, ter a capacidade de comunicação, oferecer uma mensagem verídica e despertar o desejo de compra.
Para que a informação chegue até o povo existem duas correntes que moldam a opinião pública, há aquela onde é estimulada pelos meios de comunicação em massa e aquela onde os líderes de opinião que por sua adesão ao produto ou serviço influenciam outras pessoas ao consumo. Mas também a propaganda não tem força sozinha, ela depende também da vontade, determinação de compra do indivíduo e alguns desses fatores é a conservação, sexo, bem-estar e sociabilidade, pois sem essas vontades a raiz da motivação não existiria.
Uma campanha de sucesso depende de seu planejamento, ele deve coordenar os fatores necessários para a realização dos objetivos de mercado, ser detalhado para que possa gerar um plano de ação eficiente seja em curto, médio ou longo prazo, e que possua o poder de adaptação conforme as mudanças, e essas estruturações ocorrem em duas etapas: Inteligência e Execução.
A inteligência envolve a coleta de informações, e pode ser organizada em três ambientes: o Ambiente Interno é o conjunto de informação sobre a estrutura da empresa como seu histórico, produção, finanças, suprimentos e marketing; já no Micro ambiente é o que está relacionado com a empresa e a influencia como o mercado, fornecedor, distribuição e consumidor; e o Macro ambiente são forças sociais e naturais que afetam a empresa como demografia, economia, legislação e política, tecnologia, natureza e cultura. Então é feito um diagnóstico e um prognóstico para ver os problemas existentes a serem enfrentados.
A execução, segunda etapa, envolve a solução dos