Resumos cap tulos 4 5 e 6 - Livro Criatividade em Propaganda
A criatividade é como um sinônimo de solução de problema, ela surge através de um problema. Não há criatividade sem um problema referente. A maioria das pessoas não pensam em encontrar o problema, já pensam logo em encontrar a solução. Analisar o problema, encontra-lo antes de partir para a solução é essencial, pois a criatividade não está em quem encontra a solução, mas sim em quem formulou o problema, em que localizou. “A criatividade é solução de problema, sendo que muito de seu valor pode ser justamente descobrir esse problema”
Muitos exemplos de criatividade em propaganda partem de uma equação problema-solução ou solução-problema, em que os problemas são muito mais psicológicos do que práticos, e muito mais criados do que nascidos na vida de cada um de nós.
A criatividade começa com um problema, e termina com ele, nos dois sentidos da expressão.
Capítulo 5 - Teorias: tudo o que você não precisa saber sobre elas
Teorias dos tempos Antigos Criatividade como Origem Divina : criatividade como um dom, quando o artista não teria controle sobre sua criação, dádiva, conexão com cosmo/divindade ( Platão) Criatividade como Loucura : alega que a natureza irracional ou involuntária da arte criadora deve ser explicada patologicamente.
Home, Sófocles, Dante, Beethoven e Shakespeare Teorias Filosóficas Modernas : Definem a criatividade como parte da natureza humana e em relação ao universo em geral. Visão ampla e filosófica. Criatividade como Gênio Intuitivo : não pode ser educada porque é imprevisível, não-racional e limitada a algumas poucas pessoas. Surgimento no fim do Renascimento. Criatividade como Força Vital : criatividade humana como manifestação da força criadora inerente a vida. Teoria da evolução de Darwin / constante mutação. Criatividade como Força Cósmica : expressão de uma criatividade universal imanente a tudo que existe, pode ser rítmica ou cíclica : entidade reais que