POSTERGA O
POSTPONEMENT
3º ADM
Patrícia Cavalini
São Caetano do Sul
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3 2.1. Postponement 3
3. CONCLUSÃO 5
4. BIBLIOGRAFIA 6
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir apresenta uma breve pesquisa sobre POSTPONEMENT (postergação) aonde veremos seu conceito e seus principais benefícios.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Postponement
O Postponement é um conceito operacional que consiste em retardar a configuração final do produto até que determinada quantidade de pedidos dos consumidores sejam recebidos.
Essa estratégia logística vem sendo utilizada para que as organizações alcancem agilidade, flexibilidade e racionalização de custos, é comumente encontrada em mercados voláteis, de produtos com ciclo de vida curto e de demanda com pouca previsibilidade de vendas.
Apesar de ser uma proposta antiga, ainda é bem atual, pois sugere que a mudança na forma, identidade ou lugar de produtos ocorra na última etapa, possível, dentro dos processos de marketing e de manufatura.
Assim, o movimento físico e a forma final de um produto devem ser postergados o quanto for possível até que a demanda ocorra, a fim de se reduzirem os riscos e os custos com estoque de mercadorias.
O Postponement possibilita e exige que de forma intrínseca que as organizações definam claramente os seus objetivos, pois somente assim poderão adequar, ou não, a estratégia de Postponement ao alcance dos mesmos, também é necessário que seja feita uma fina avaliação das características da organização bem como dos produtos ofertados e do mercado no qual se está inserido.
Principais pontos de Postponement:
Postponement da Etiquetagem: Se mantém o produto na embalagem e se coloca o rótulo final (com a marca ou nome comercial desejado) quando o pedido chega;
Postponement da Embalagem: Útil, por exemplo, em fábricas de refrigerantes, águas e cervejas, onde o líquido permanece em tonéis, aguardando para ser envasado em latas,