Resumo IG
GESTÃO – processo de conseguir resultados (bens/serviços) com o esforço dos outros.
Pressupõe uma organização, onde várias pessoas desenvolvem uma actividade em conjunto para atingirem um objectivo comum.
- Porquê que existem organizações e porque é necessitamos de as gerir?
Problema central da gestão: como obter o máximo de resultados da utilização dos recursos escassos (materiais, humanos. financeiros e nergéticos).
Daqui surgiu a necessidade de coordenar pessoas e organizar o seu esforço.
A especialização e divisão do trabalho conduzem a um processo de parcialização do conhecimento necessário à compleição de um esforço.
- O que é a gestão?
Processo de coordenar as actividades de uma organização de modo a que sejam desempenhadas de forma eficiente e eficaz.
Eficácia: consiste em executar as actividades de modo a que os objectivos sejam alcançados – “fazer as tarefas correctamente”. Quanto menores forem os desvios entre o planeado e o realizado, maior e o grau de eficácia do gestor em causa.
Eficiência: conseguir o máximo de resultados com o mínimo de recursos.
Máxima eficiência significa o mínimo desperdício de recursos. Quanto maior for o volume de produção conseguido com o mínimo de factores produtivos, maior e o grau de eficiência do gestor responsável.
- Níveis de gestão
INSTITUCIONAL
gestores de topo componente estratégica membros do conselho administrativo INTERMÉDIO gestores intermédios componente tática - directores de divisão OPERACIONAL empregados componente técnica - supervisores
Nível Institucional: envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir (formulação das políticas médio/longo prazo da empresa). Nível Intermédio: caracterizada pela movimentação de recursos a curto prazo e elaboração de planos específicos relacionados com a função.
Nível Operacional: execução de rotinas e procedimentos.
Planear,