Estudo de um Multímetro
Estudo de um multímetro
Bauru-sp
1. Resumo
Observar as funções e detalhes práticos do aparelho de medição multímetro e também a elaboração de um mini-circuito resistivo em série e outro em paralelo.
2. Introdução
Multímetro
O multímetro é o principal instrumento de teste e reparo de circuitos eletrônicos. Consiste basicamente de um galvanômetro, ligado a uma chave seletora, uma bateria e vários circuitos componentes eletrônicos internos. Podendo ser utilizado, basicamente, como amperímetro, ohmímetro ou voltímetro. Os multímetros com galvanômetro são chamados de multímetros analógicos, em oposição aos multímetros digitais, que possuem um mostrador de cristal líquido.
Galvanômetro
Para efetuar medições de tensão, corrente e resistência ôhmica o multímetro analógico se vale de um mesmo dispositivo elétrico-mecânico: o galvanômetro. [1] O galvanômetro é um dispositivo composto por uma bobina, um imã permanente, ponteiro e uma mola (fig 1).
Figura 1. Ilustração de um galvanômetro.
Quando uma corrente flui na bobina, o imã exerce um torque (na bobina) que é proporcional à corrente, levando-a girar. A deflexão apresentada na escala é proporcional à corrente na bobina.
Voltímetro
O voltímetro é o instrumento capaz de medir a tensão elétrica.
Todo galvanômetro possui uma resistência interna denominada RG, e um baixo fundo de escala que é o maior valor que ele é capaz de medir. Este valor é bem baixo, então se desejamos medir tensões maiores, devemos associar em série com ele um resistor multiplicador. Assim, pequena parte da tensão ficará sobre RG e a maior parte sobre RM. A seguir uma representação do voltímetro analógico. Figura(2) fonte:www.clubedaeletronica.com.br
IG=Corrente de fundo de escala) , RG= (Resistência interna)
Aplicando em um exemplo
IG=100mA , RG=100Ω
Cálculo para a máxima tensão(VG)
VG=RG.IG (1)
VG=100Ω . 0,01A
VG=1V
Então,4V de tensão deverão ficar