A prevenção do passivo trabalhista
Os altos custos decorrentes de procedimentos trabalhistas mal implantados podem apresentar relevância nos custos das empresas. São váriasas empresas que sofrem com a alienação de bens, multas, elevadas indenizações e autuações do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os processos trabalhistas e as autuações que as empresas sofrem,acabam gerando gastos indesejáveis causando impacto negativo nos resultados da empresa.
Estas situações, na maioria das vezes, estão ligadas a não observância das Normas e o não cumprimento dasobrigações trabalhistas. Devido às constantes mudanças da Legislação Trabalhista e o seu difícil entendimento, ou ainda, por práticas agressivas e antiéticas de contratação e gestão trabalhista, e pela faltade especialização dos colaboradores do Departamento de Recursos Humanos e Departamento de pessoal.
Como a Legislação Trabalhista no Brasil é paternalista, cabendo sempre as empesas o ônus daprova, faz-se necessário que haja uma avaliação dos procedimentos utilizados pelo Departamento de Pessoal.
No Brasil a Legislação Trabalhista é regida basicamente pela Constituição Federal, CLT(Consolidação das Leis trabalhista), convenções coletivas de cada categoria e os enunciados, súmulas, precedentes normativos e as orientações jurisprudenciais dos Tribunais Superiores, entre outras normas.A auditoria trabalhista é uma atividade especializada independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da integridade, confiabilidade dos sistemas estabelecidos,visando assegurar a observância das politicas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos.
A PREVENÇÃO DO PASSIVO TRABALHISTA ATRAVES DA AUDITORIA
Os altos custos decorrentes de procedimentos trabalhistas mal implantados podem apresentar relevância nos custos das empresas. São váriasas empresas que sofrem com a alienação de bens, multas, elevadas indenizações e autuações do Ministério do