Multímetro
PROF. MASSIMO ARGENTO
1 – OBJETIVOS : Descrição , aplicações, características , familiarização e análise de alguns circuitos internos do instrumento de medida.
2 - PRINCIPAIS FUNÇÕES: O Multímetro (do inglês: “Multitester”), é um instrumento de medida, largamente usado em eletricidade ; existem multímetros analógicos e digitais, (de “ponteiro”, ou de visor numérico); consideraremos aqui apenas os instrumentos analógicos. A “alma” do Multímetro, é fundamentalmente composta de um Galvanômetro ( Microamperímetro) que mede o Valor Médio da Corrente que por ele passa, e que deve preferencialmente possuir uma resistência interna elevada ( Para drenar o mínimo de corrente possível da medida que estiver sendo realizada, não introduzindo desta forma quase nenhuma perturbação no funcionamento de um circuito) . Normalmente representamos o Galvanômetro por:
Onde o deslocamento do ponteiro é proporcional ao valor médio da corrente Ig
Associado aos devidos circuitos pela manipulação conveniente de chaves, podemos transformar este instrumento , num medidor de:
Corrente Contínua (Amperímetro DC)
Tensão Contínua ( Voltímetro DC )
Tensão Alternada Senoidal ( Voltímetro AC )
Resistência Ôhmica (Ohmmimetro)
Passemos então à análise dos circuitos que permitem que o Galvanômetro, se transforme nos medidores acima descritos:
3 - MEDIDA DE CORRENTE CONTINUA - ( AMPERÍMETRO DC )
Para a execução da medida de corrente, consideremos o esquema abaixo, onde a posição da chave define um determinado resistor de derivação (em Inglês: Resistor “Shunt”), em paralelo com o Galvanômetro; façamos a análise elétrica, supondo então que a chave encontra-se numa posição qualquer, definindo um resistor qualquer Rd em paralelo com o Galvanômetro; teremos:
Nesta posição qualquer teremos: Rg.Ig = Rd. (I - Ig) ; Considerando-se que a corrente que queremos medir é I , teremos da equação acima:
Ig.(Rd + Rg) =