Multimetro
Automação I
Os Multimetros e seus Fundamentos
Vamos falar sobre algumas coisas praticas e tirar algumas duvidas do tipo: • O que é exatamente um multímetro e o que ele pode fazer? • Como as medições devem ser feitas? • De que características eu preciso? • Qual é a maneira mais segura e mais fácil de tirar proveito máximo de um multímetro? • Que aparelho se adapta melhor ao ambiente onde será usado?
Vamos começar explicando o que é um multímetro.
A tecnologia está mudando rapidamente o modo como as coisas funcionam. Carros possuem computadores de bordo, e circuitos eletrônicos são usados em todas as coisas, de cafeteiras a naves espaciais. A instalação, a manutenção e o reparo desses complexos equipamentos requerem ferramentas de diagnóstico que irão fornecer-lhe informações precisas.O multímetro é o equipamento utilizado para medir grandezas elétricas. Ele pode medir diversas grandezas elétricas e ainda pode ter uma ou várias funções especiais, as principais e mais comuns medidas realizadas em multímetros são: volts, ohms e amper em suas unidades de múltiplos e submúltiplos; Portanto, explicaremos aqui funções comuns e daremos dicas para a utilização da maioria dos multímetros.Nas próximas linhas, você verá como usar um multímetro para fazer medições, e como eles se diferem entre si.
FUNDAMENTOS BÁSICOS
- Número de dígitos e contagens
A resolução refere-se a precisão de leitura que este equipamento pode realizar em uma medição.Conhecendo a resolução de seu equipamento, você pode determinar se é possível visualizar uma pequena variação no sinal medido. Por exemplo, se o multímetro possui resolução de 1mV na escala de 4V, é possível visualizar uma mudança de 1mV (1/1,000 volt) em um sinal de 1Volt.Por analogia vamos comparar a resolução de um multímetro com uma régua dividida em segmentos de 1cm, se a régua não tiver a divisão para medir 1mm não teremos precisão. O que dizer então de um termômetro clinico