Multímetro
É um aparelho elétrico capaz de realizar as medições elétrica de diferentes modos, ela possibilita medir as diferentes formas de corrente como:
• Corrente elétrica (contínua e alternada) – função amperímetro
• Tensão elétrica (contínua e alternada) – função voltímetro
• Resistência elétrica - função ohmímetro
• Capacitância
• Frequência de sinais alternados
• Temperatura
• Entre outros
As principais e mais comuns medidas realizadas em multímetros são: volts, ohms e ampere.
Analógicos e digitais A dois modelos de Multímetros, os analógicos e os digitais com quais tem como base realizar diferentes medições. Multímetros analógicos – Baseados nos Galvanômetros, cuja verificação da leitura acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro. Multímetros Digitais - Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional. Para alta precisão e resolução, o mostrador digital é bem melhor, pois exibe três ou mais dígitos para cada medição. A agulha da escala analógica é menos precisa e possui menor resolução efetiva porque você precisa estimar valores entre as linhas mas tem algumas características interessantes e que não devem ser desprezadas. Com a finalidade de cobrir estas características alguns multímetros digitais tem uma barra gráfica para mostrar mudanças e tendências do sinal do mesmo modo que a agulha analógica, porém com melhor visualização e menor tempo de resposta.
Como usar o Multímetro
Para usar o multímetro são necessários alguns cuidados. A chave seletora precisa estar posicionada na função correta e ela não pode ser alterada enquanto ainda estiver em contato com um circuito energizado.
Há vários tipos de multímetros digitais com mais bornes. Em geral, apenas o cabo vermelho deve ser mudado de posição para uso das demais escalas. O fio preto permanece sempre conectado à porta COM. Troque as pontas de