trabalho
1. Objetivo
Este procedimento é usado pelo Time de Operação da UTE Santa Vitória MG como principal objetivo a secagem do lodo de fuligem retido na Peneira de Lodo do sistema de tratamento de água de fuligem. Este procedimento foi criado com objetivo de estabelecer requisitos mínimos de orientação e padronizar as ações, visando garantir uma operação, de forma confiável e segura, evitando, assim, os riscos de incidentes e/ou acidentes, em conformidade com a política de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
2. Responsabilidades
Esse procedimento deverá ser executado pelo corpo de operação da STEAG/ERB
3. Material de Referência
Manual da Engenho Novo – Manual de operação e descritivo de operação.
4. Definições
OS – Ordem de serviço.
COI – Centro de Operações Industriais.
C1 – Câmara 1
C2 – Câmara 2
5. Ferramentas ou Equipamentos Requeridos
As ferramentas e equipamentos listados abaixo são necessários para realização deste procedimento.
• Radio de comunicação – Durante a execução de toda a tarefa
6. Descrição da instrução de trabalho
Processo
O lodo oriundo da decantação da água de fuligem é pré-secado na Peneira de Lodo e segue para a câmara de alimentação da prensa localizada na parte superior do equipamento. Da câmara de alimentação, durante a etapa de Alimentação, o lodo segue para a Câmara de Compactação. Uma vez que essa câmara esteja cheia de lodo, inicia-se o processo de compactação pela ação do Cilindro C1.
Durante a etapa de Compactação, a água removida do lodo segue por gravidade para a bacia de drenagem, localizada na parte inferior do equipamento. Completada a etapa de Compactação, o Cilindro C2 recua e a torta seca é expulsa pela ação de C1 para a Moega de Torta.
Quando necessário por exemplo, durante uma parada para manutenção da Prensa, o lodo separado na peneira é orientado diretamente para a moega