Resumo Ied
CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Livro: Lições preliminares do Direito
Autor: Miguel Reale
Resumos: Capitulo I e Capitulo VI
Aluno: William Junior de Souza Santos
Mat.: 14111010490
RESUMO
Capitulo I: Objetivo e finalidade da introdução ao estudo do Direito
Para estudar determinado assunto, temos que ter uma noção preliminar do mesmo, para podermos então discutir, argumentar, ou seja, necessitamos de uma noção do que estudamos. Para as pessoas comuns o Direito se resume em varias regras obrigatórias, garantias de uma vida em sociedade organizada, ditando limites ao comportamento das pessoas.
O Direito nos leva a uma vida ordenada, direcionada, porque toda sociedade necessita de ordem, direção e solidariedade. Além de ditar regras, o Direito é responsável por uma vida em sociedade de convivência ordenada. O Direito também é um Fato Social, pelo motivo de sua existência depender da existência de uma sociedade. Desde o inicio, as civilizações praticam o Direito, mas somente muito tempo depois, por via de consequência, é que a sociedade declara o Direito merecedor de estudo autônomo.
A conscientização do Direito é o inicio da ciência jurídica. Relacionar Direito ao fato social e a ciência, tem definição ainda nos tempos de hoje, para designar a realidade jurídica e a respectiva ordem dos conhecimentos.
O Direito como Fato Social e Histórico se apresenta de varias formas em vários campos de interesse, por existirem nesses campos algumas “constantes” damos ao Direito sempre o mesmo significado.
Um conjunto de disciplinas jurídicas pertencem ao Direito. Dessa maneira o Direito é dividido em: Público e Privado. O Direito Público são as relações que se referem ao Estado, justificando o interesse da maioria, porém, não só de relação com o Estado vive o homem, mas principalmente em ligação com os seus semelhantes, criando a partir daí o Direito Privado.
O Direito