resumo Hermeneutica
Introdução
A aplicação da hermenêutica é imprescindível à unificação do conhecimento do Plano da Salvação para todos os homens da terra.
Apesar das divergências entre os homens, Deus tem um plano para a humanidade que está revelado na Bíblia Sagrada. Esse plano de Deus traça o caminho para reunir uma grande família em Cristo Jesus, com a unificação dos povos sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade ou condições sociais e econômicas (Gl 3:28; Cl 3:11).
Visto que a Palavra escrita traz a revelação de Deus, concluímos que é imprescindível os mesmos fatores para a interpretação e aplicação. Surge então a necessidade da dependência total do Espírito Santo.
De muitas maneiras os homens se diferem entre si e esse fato, naturalmente, faz com que eles se distanciem mentalmente uns dos outros na capacidade intelectual, no gosto estético, na qualidade moral, etc. Alguns foram instruídos em conhecimentos intelectuais e outros não tiveram estas oportunidades e isto provoca divergências de interpretação
2 Pe 1:20,21; 2 Pe 3:16,17
A palavra HERMENÊUTICA é derivada do termo grego HERMENEUTIKE e o primeiro homem a empregá-la como termo técnico foi o filósofo Platão.
A hermenêutica é a ciência e a arte da interpretação bíblica. É o estudo das regras que regem a interpretação do texto bíblico inteiro.
DIVISÃO: A DIVISÃO DA HERMENÊUTICA É RECONHECIDA COMO GERAL E ESPECÍFICA.
Um mero conhecimento e regras de Hermenêutica não fazem de um estudante um bom intérprete.
Existem três categorias de intérpretes da Palavra de Deus:
1 – Intérprete Legal ;2 – Falso Intérprete;3– Intérprete Verdadeiro
HISTÓRIA DA HERMENÊUTICA
1.EXEGESE JUDAICA ANTIGA
Teve início com Esdras (Neemias 8:8)
2.USO DO ANTIGO TESTAMENTO PELO NOVO TESTAMENTO
A maioria das citações do N.T. referindo-se ao A.T. tem sua interpretação de forma liter
3.EXEGESE PATRÍSTICA (100-600 dC) Período onde predominava uma escola de interpretação alegórica.
Principais patrísticas: -