Resumo HCS
Esta disciplina tem como objetivo refletir e debater questões relacionadas a nossa humanidade, reconhecendo que uma área distinta de conhecimento não tem condições de explicar as diferentes facetas próprias do humano.
Antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Classificada como ciência da humanidade, preocupa-se em conhecer o ser humano na sua totalidade, o que abriu em três campos distintos de pesquisa:
Ciência Social - que visa estudar o homem como ser integrante de grupos organizados.
Ciência Humana - Enfoque no homem de forma global: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.
Ciência Natural - Visa conhecer o lado físico do homem considerando processos evolutivos.
A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu interesse está no homem como um todo (ser biológico e ser cultural), preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Antropologia física: os antropólogos físicos, atuando quase que como arqueólogos ou anatomistas, analisam o material fóssil esquelético das formas que estão dentro da descendência humana (múmias indígenas dos maios, astecas e incas, por exemplo) ou nas suas proximidades.
Antropologia cultural: engloba a linguística, a arqueologia e a etnologia (descrição ou crônica da cultura de uma tribo ou povo). Este é o campo mais amplo da ciência antropológica. Investiga as culturas humanas no decorrer do tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Todas as sociedades humanas passadas, presentes e futuras interessam ao antropólogo cultural. Importância da antropologia cultural: o estudo do homem é tão antigo como o próprio homem. Contando ou escrevendo sua história, se explicando pelos mitos, refugiando-se