resumo gva
O artigo sobre "Gerenciamento do valor agregado do Trabalho em Progresso
("Trabalhando" para um GVA em Forma?) apresenta inicialmente uma breve explanação sobre o gerenciamento do valor agregado (GVA), apresentando os componentes básicos que são:
- Custo Real (CR), que representa os gastos para completar o trabalho.
- Valor planejado (VP), que representa o custo planejado do trabalho em um ponto no tempo.
- Valor agregado (VA) , que representa o valor do trabalho concluído em um ponto no tempo.
Em seguida o artigo nos apresenta fórmulas que relacionam esses componentes básicos do GVA:
a) Índice de Desempenho dos Prazos (IDP) = VA / VP , o trabalho concluído em relação ao planejado, notamos que quando esse índice apresenta um valor próximo de 1, não temos atraso. b) Variação de Prazos = (VA-VP), se for positivo indica que o projeto está adiantado.
c) Índice de Desempenho de Custos (IDC) = VA / CR , relação entre o trabalho concluído e o que foi pago.
d) Variação de Custos (VC) = VA-CR, se for positivo indica que o projeto está gastando menos do que o planejado, e se for negativo indica que o projeto está gastando além do planejado. Após essa apresentação inicial o artigo faz a comparação entre IDP global do projeto e uma variante do IDP que contabiliza apenas os trabalho em progresso, isto é, inclui apenas tarefas que estão em andamento nos cálculos, ressalta que com essa técnica de trabalho, em progresso, podemos ajudar o gerente de projetos a compreender melhor o desempenho do cronograma, permitindo detectar antecipadamente deslizes no cronograma e tomar ações corretivas apropriadas.
página 2 de 5
O artigo demonstra por meio dos exemplos das tabelas a seguir que
quando
contabilizamos todas as atividades do projeto, inclusive as já foram concluídas temos um
IDP Global satisfatório de 0,97, muito próximo de 1 , o que nos leva a acreditar que o projeto tem um atraso mínimo em relação ao planejado. Nos cenários