Estudos de caso
I. Indicadores de performance
1. Principais indicadores de performance
1) FCO = Fluxo de Caixa Operacional
É o caixa líquido gerado pela empresa. Representa o caixa que pode ser reinvestido na empresa e/ou distribuído aos investidores (credores e acionistas). Demonstrado pelo EBITDA gerencial reduzido pelo IR padrão/efetivo.
FCO = EBITDA* (-) I.R. padrão/efetivo (-) Ajustes Diferido*
2) FCL = Fluxo de Caixa Livre
É o indicador que demonstra o caixa líquido gerado (FCO) menos as aplicações desses recursos em investimentos, seja em capital imobilizado, seja em capital de giro operacional, resultando valor líquido de “sobra” de caixa.
FCL = FCO (-) valor líquido investido no imobilizado e no capital de giro
3) BA = Base de Ativos
Representa a totalidade dos ativos que a empresa necessita para suas operações, vide capítulo específico sobre Base de Ativo para maiores detalhes.
A Base de Ativos demonstra o total de recursos oferecidos ao gestor para que seja dado retorno ao acionista.
Estes são os ativos que deverão ser administrados pelos gestores, independentemente se são formados apenas por ativos operacionais ou não operacionais. Esse conceito leva em consideração a visão do acionista e do credor que ensejam o retorno sobre o capital investido.
A Base de Ativos é definida como o imobilizado bruto atualizado somado ao capital de giro. A atualização do imobilizado bruto (ou imobilizado gerencial) deverá ocorrer preferencialmente em bases mensais, ou no máximo, trimestralmente, utilizando como índice o IPCA do período.
BA = Imobilizado Líquido Aplicado na Operação + Capital de