ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A VELOCIDADE DE REAÇÕES QUÍMICAS
CURSO DE QUÍMICA - LICENCIATURA
ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A VELOCIDADE
DE REAÇÕES QUÍMICAS
Piracicaba
Março de 2013
1. INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial, ou seja, quando ocorre alteração na estrutura das substâncias envolvidas. Para que isso ocorra, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Genericamente:
A B Reagente Produto No instante inicial, a concentração ou a quantidade do reagente A é máxima e vai diminuindo com o decorre do tempo. Já a concentração do produto B, no instante inicial é igual a zero e vai aumentando com o decorrer do tempo.
Essas transformações ocorrem com uma determinada velocidade, sendo especifica para cada reação química. Algumas são lentas, outras extremamente rápidas.
A oxidação de um pedaço de ferro (ferrugem) é um processo lento, pois levará alguns dias para que se note o começo de ferrugem, já no caso de um palito de fósforo que acendemos, a reação de combustão do oxigênio ocorre em segundos gerando fogo.
Sendo assim, percebemos que existe diferença entre a velocidade dessas duas reações.
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias envolvidas na reação, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato entre outros.
Vamos analisar alguns desses fatores:
Concentração dos reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química, essa propriedade está relacionada ao número de colisões entre as partículas.
Temperatura: de um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Luz: certas reações, as chamadas reações fotoquímicas, podem ser