Resumo grécia antiga
SOCIEDADE GREGA: reflexos no processo educativo do ocidente: influência de diversos elementos na cultura ocidental: filósofos, alfabeto, jogos olímpicos, democracia, pedagogia....
Obediência cega à autoridade “teocrática” (do grego Teo: Deus + Kratos: governo): é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas a norma de alguma religião. Ex: Vaticano, regido pela Igreja Católica que tem como chefe de Estado um religioso (papa). Irã que é controlado pelos ataiolás, lideres religiosos islâmicos.
Característica dos gregos: observação, investigação e discriminação, junto com a capacidade ímpar de expressão verbal
Razão a serviço do próprio homem. Os gregos glorificavam o homem como o ser mais importante do universo.
“Todavia a religião grega não comporta nenhum rebaixamento do homem, pois os deuses são expressões da idealização das forças e forma do próprio homem, dos poderes da natureza que nele se resumem. Os deuses são seres humanos cujas virtudes e faltas assumem força divina. Para tal visão da religião, a moralidade não entrava em consideração. Quanto ao mundo do além, as sombras dos defuntos ou vagueavam sobre a terra, ou, no caso daqueles que os deuses honravam, eram acolhidos pelos deuses e residiam nos campos Elísios. (GILES, 1987, p. 12)”
DEUSES GREGOS:
Zeus: deus dos deuses (1º lugar na hirerarquia – lançador dos trovões)
Apolo: deus do Sol (guardião de Troia – estátua colocado na entrada da cidade)
Athenas: deusa da Guerra e padroeira das artes domésticas
Hades: o deus do mundo do além
Poseidon: deus dos mares
Diana: deusa da lua e da caça: Agamenon promete o sacrifício do mais belo ser do seu reino a Diana no mito: O sacrifício de Ifigênia.
Afrodite: deusa do amor
Os gregos denominavam sua pátria de Hellás ou Hélade daí o nome helenos, enquanto os demais povos eram pejorativamente chamados de bárbaros. Somente mais tarde os latinos passaram a usar o nome Graii do que deriva