Resumo Grécia Antiga
DAS FACULDADES INTEGRADAS ALCÂNTARA MACHADO (UNIFIAM)
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA DE TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I
PROF. DR. ROBERTO C. G. CASTRO
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013
Resumo das aulas
Aula 1: “A Grécia antiga”
A história da Grécia antiga é dividida pelos historiados em cinco períodos: período micênico, período obscuro, período arcaico, período clássico e período helenístico. As principais características de cada período são as seguintes:
Período micênico (de 1600 a 1100 antes de Cristo)
No período micênico, o território hoje chamado de Grécia estava dividido em várias e dispersas comunidades, cada uma delas centralizadas num palácio e seu rei – basileus, em grego –, que era ao mesmo tempo o líder político, militar, religioso e econômico do lugar. As principais comunidades, nessa época, são Micenas – a maior delas e a mais explorada pela arqueologia, de onde deriva o nome desse período da história grega –, Tirinto, Pilos, Tebas e Esparta. Era uma sociedade de guerreiros. O rei, em seu palácio, dominava toda a vida da comunidade amparado por uma corte de nobres. Estes, por sua vez, não eram pacatos cidadãos dedicados a uma vida de prazer e luxúria. Antes, eram bravos guerreiros sempre em busca da conquista de mais territórios e riquezas. Não sair à luta, à procura de grandes façanhas, representava uma atitude indecorosa e indigna para homens livres como eles. Era assim, através da guerra, que eles conquistavam para si a honra e a glória, os grandes valores da época.
Período obscuro (de 1100 a 900 antes de Cristo)
Os povos dórios invadem a Grécia e destroem o mundo micênico. Essa destruição foi de tal proporção que causou uma profunda depressão econômica e cultural no mundo grego. A escrita desapareceu – já que os dórios eram ágrafos, ou seja, desconheciam a escrita –, o comércio marítimo cessou e a rica cerâmica micênica deu lugar a uma