Resumo ginástica
A ginástica é um esporte que engloba várias modalidades competitivas e não competitivas sendo individuais ou em grupos. Os exercícios praticados exigem uma série de movimentos de força, flexibilidade e coordenação motora.
Segundo o dicionário Aurélio a palavra Ginástica vem do grego ‘gimnastiké’ e significa a arte ou ato de exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade. Na enciclopédia britânica, a ginástica é definida como um sistema de exercícios físicos praticados para promover o desenvolvimento físico ou esporte.
Desenvolvida na Grécia Antiga, a ginástica eram exercícios físicos realizados pelos soldados incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam os exercícios nus, nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo.
A prática só voltou a ser retomada com ênfase desportiva e militar no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida.
Em 23 de julho de 1881 na cidade de Bruxelas na Bélgica, foi fundada a FIG (Federação Internacional de Ginástica) com objetivo de orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos de ginástica.
A ginástica é dividida em cinco campos de atuação e desenvolvimento:
-Condicionamento físico: envolve todas as modalidades com finalidade de manter ou adquirir um bom condicionamento fisico.
-Competição: reúne todas as modalidades competitivas e abarcadas pela FIG.
-Fisioterapêuticas: abrangem todas as práticas responsáveis pela prevenção ou tratamento de doenças.
-Conscientização Corporal: reúnem as novas propostas de abordagem do corpo, também