Resumo ARTIGO GINÁSTICA ARTÍSTICA E ESTATURA: MITOS E VERDADES NA SOCIEDADE BRASILEIRA .
Chegar ao alto nível ou rendimento é o que todos os atletas almejam e quando se fala em alto nível, qualquer detalhe pode fazer a diferença entre vencer e perder, tais como qualidades físicas.
Atualmente Como a equipe brasileira de ginastica está igualada as melhores equipes do mundo e ganhou mais mídia no pais, as pessoas começam a se questionar se a baixa estatura dos atletas tem mesmo haver com o treinamento ou não.
Com o passar do tempo ficou evidente que, a baixa estatura na ginastica artística afere certa vantagem ao atleta, uma vez que todos os aparelhos são milimetricamente medidos e seu corpo tem de se adaptar a tais aparelhos e tem também a vantagem de poder ficar mais tempo no ar, uma vez que suas pernas são menores, linearmente falando.
Alto Nível Na ginastica Artística.
Des da antiguidade já se treina a ginastica de maneira sistemática, os atletas chegavam a treinar 40 horas por semana durante 12 meses do ano, ou seja, buscavam o alto desempenho a todo custo.
Atualmente é permitido competir nos campeonatos internacionais a partir dos 16 anos, nessa fase há uma queda no aprendizado para que o ginasta treine o que já foi aprendido, tentando buscar a perfeição do movimento, afinal nos eventos de alto nível, uma queda ou um deslize pode custar uma posição importante e muitas vezes até significar o fim.
As atletas estão cada vez mais jovens, começando a praticar o esporte por volta de 5 anos, isso faz com que muitos leigos, criem a concepção de que o treinamento intenso do esporte impede no crescimento dos atletas.
Baixa estatura parece ser uma regra na ginastica artística, no entanto já existem vários casos de ginastas que competiram em alto nível e ganharam, mesmo tendo estatura acima dos padrões do esporte.
MEIO AMBIENTE
É consenso entre diversos autores a grande influência que o meio ambiente pode exercer sobre o processo de crescimento e desenvolvimento humano definem o estado nutricional e a doença como