Resumo sobre historia da ginastica
05/10/2012
Resumo
A ginastica surgiu na pré-história era entendida como toda pratica de atividade física. Com passar dos tempos ela foi se afirmando se modificando e sistematizando-se. A necessidade de sobrevivência do ser humano obrigava ele a aprender a defender-se, atacar e caçar. Essas necessidades eram passadas de gerações para gerações fazendo parte também de jogos, rituais e festas.
Na idade media os militares tiveram a atividade física, como preparação para lutar nas cruzadas, e a esgrima era utilizada para tornar o homem forte e apto para as batalhas. Na idade moderna os turcos passaram a valorizar a atividade física como educação relacionada à pedagogia, filosofia e técnica surgindo à sistematização da ginastica. Soares afirma que atividade física teve um papel importante para auxiliar a medicina na recuperação da população industrial, corrigindo vícios posturais relacionados ao trabalho.
A ginastica Brasileira teve uma grande influencia das escolas alemã, sueca e francesa. O dicionário Aurélio da Língua portuguesa diz que a palavra Ginastica vem do grego GYMNASTIKÉ e significa a “arte ou ato do exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade”. O conjunto de exercícios corporais no solo ou com auxilio de aparelhos aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos e etc.
A ginastica é campo muito amplo que pode ser dividido em varias partes.
Ginastica de condicionamento físico: englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta.
Ginastica de Competição: reúnem todas as modalidades competitivas. Ex: artística, rítmica, aeróbica etc.
Ginastica Fisioterápica: responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. Ex: reeducação postural