Resumo Ginástica
Atualmente, coexistem na área de Educação Física várias concepções na tentativa de romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional. Trataremos a seguir da Abordagem Saúde Renovada, que tem como seus principais autores NAHAS e GUEDES.
SAÚDE RENOVADA!
Objetivo: Informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de atividades físicas visando um estilo de vida mais saudável e consequentemente, melhor qualidade de vida.
BREVE HISTÓRICO...
A transição da atividade física no Brasil
No Brasil, é a partir de 2006 que a atividade física tem sido sistematicamente mensurada na população adulta das capitais por meio do sistema de Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). Alguns fatores contribuíram para a transição da atividade física no Brasil, são os domínios: ocupação, tarefas domésticas, deslocamento e lazer (NAHAS; COSTA; GARCIA, 2012).
Ocupação
Em um passado recente, a população do Brasil era eminentemente rural. Com o fenômeno da urbanização e crescimento da economia, aumentou-se a ocupação laboral nos setores secundário (indústrias) e terciário (serviços), contudo, as atividades que exigem grande esforço do trabalhador tornam-se cada vez menos comuns. Essa tendência de mudança no padrão das ocupações no Brasil e a modernização de técnicas e equipamentos que reduzem os esforços físicos do homem no trabalho fazem com que diminua o gasto energético e o nível de atividade física do brasileiro.
Deslocamento
O hábito de se deslocar ao trabalho, resolver compromissos, visitar parentes, ir ao mercado, caminhando ou pedalando, diminuiu consideravelmente. Tal fato se deu devido ao aumento da frota de veículos por parte da população.
Atividades de limpeza
Os avanços tecnológicos também tiveram impacto nos lares dos brasileiros. Diminuem-se os esforços das pessoas em relação às atividades de limpeza e