Resumo "Gestão de ideias para inovação contínua"
CAPITULO UM – IDEIAS, INVENÇÕES E INOVAÇÕES
Inovação: processo pelo qual as ideias portadoras de novidades se tornam realidade.
Uma ideia se expressa mediante opinião, ponto de vista, noção, conhecimento ou qualquer outro meio capaz de representar a concepção mental de algo concreto ou abstrato.
A sugestão passa a ser ideia quando examinada relativamente à sua possibilidade de resolver uma dada situação.
Invenção: processo de desenvolvimento de uma nova ideia. É uma ideia ou sugestão elaborada que se apresenta na forma de planos, fórmulas, modelos, protótipos, descrições e outros meios que permitam registrá-la e comunica-la. A ideia é o embrião da invenção. Entre uma e outra há etapas a serem cumpridas (atividade inventiva).
Thomas Edison: “O gênio consiste em 1% de inspiração e 99% de transpiração”.
A inovação é a invenção efetivamente incorporada aos sistemas produtivos (introdução de uma nova ideia)
Modelo de inovação das sete fases de Cooper: ideia, avaliação preliminar, conceito, desenvolvimento, testes, produção experimental, lançamento.
Processo de inovação modelo funil: Geração de ideias e desenvolvimento conceitual, detalhadamento e análise das melhores ideias, desenvolvimento dos projetos aprovados.
Science push: a) pesquisa básica, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental, engenharia do produto e do processo, produção e lançamento comercial. B) necessidades operacionais e de mercado, geração de ideias, seleção e desenvolvimento de ideias, engenharia do produto e do processo, produção e lançamento comercial.
Demanda pull: necessidades operacionais e de mercado, geração de ideias, seleção e desenvolvimento de ideias, engenharia do produto e do processo, produção e lançamento comercial.
Modelo combinado
Steven e Burley representam o processo de inovação com uma curva na qual o num. De ideias vai declinando a medida em que elas avançam para os estágios mais próximos do lançamento comercial. A