Gestão do conhecimento
Na capacidade de inovar, de sobreviver, resistir a um golpe, adaptar-se a uma mudança brusca, e ser capaz de buscar novas oportunidades.
1- Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?
Através de desmotivação, pessimismo, incertezas, falta de comprometimento, insatisfação, baixa estima, falta de ideais e sonhos, dificuldade em relacionamentos sociais e hierárquicos dentro da organização. “Pois toda mudança gera um desconforto”.
2- A motivação está atrelada aos traços de personalidade?
Sim, Quando o individuo se torna pessimista, por exemplo, isso passa a ser um traço da sua personalidade, o que consequentemente não deixa ela se motivar, e assim dificulta suas realizações, sonhos e objetivos, deixando nela uma “deficiência em sua auto-estima”.
Resumo das entrevistas:
O objetivo da Inovação nas Organizações é saber lidar com o erro, ter uma política de reconhecimento, e investir em capacitação e gestão de conhecimento.
As organizações estão inseridas em ambientes dinâmicos, e de forma que a contínua inovação está sendo uma mudança benéfica para a organização, é fundamental para toda a manutenção do seu sucesso ao longo do tempo.
Há vários tipos de inovação organizacional:
- Inovação do produto,
- inovação do processo,
- inovação de marketing, etc.
O que distingue empresas inovadoras das demais é que elas valorizam o potencial e o conhecimento sublimado de seus colaboradores, transformando-os em competitividade empresarial e não em custos.
O trabalhador é uma fonte de inovação para a organização, porém para que inove é necessário que ele esteja plenamente motivado. Portanto, faz-se necessário que as empresas reavaliem seu comportamento em relação aos seus trabalhadores e visa criar um melhor ambiente de trabalho, proporcionando a liberdade de expressar idéias, compartilhar e propor soluções aos problemas comuns na empresa como um todo.
O