Características e diferenças individuais
Índice
1. Diversidade e singularidade
2. Percepção
2.1 Fenômenos básicos da percepção
2.2 Fatores que influenciam as diferenças na percepção
2.3 Percepção de pessoas
3. Atitudes
4. Aptidões
5. Inteligência
5.1 Teoria do fator geral
5.2 Teoria das inteligências múltiplas
5.3 Inteligência emocional
6. Personalidade
6.1 Tipos psicológicos de Jung
6.2 Combinação de dimensões junguianas
7. Biografia
INTRODUÇÃO:
De acordo com os as teorias e conhecimentos da disciplina abordados no capítulo 11 – Características e diferenças individuais, abordaremos o assunto em tópicos constituídos de aspectos, características e propriedades que instruem o administrador em relação ao assunto abordado, através de explicações e teorias de modo a tornar mais fácil a compreensão e a importância da singularidade das pessoas, dos principais conceitos para o entendimento do comportamento humano nas organizações e do efeito das características individuais sobre o comportamento e o desempenho das pessoas.
11 – Características e diferenças individuais
1. Diversidade e singularidade
Segundo a visão humanista, as pessoas são iguais. Mas, seriam essas iguais em todos os sentidos, perspectivas e formas? Não. São iguais em direitos e, supostamente, em oportunidades. Cada pessoa é diferente não apenas de todas as demais, mas também de si própria em diferentes momentos, ao longe de sua vida, e em diferentes situações.
O entendimento das diferenças individuais é importante em muitos aspectos da administração das organizações. Compreender como as pessoas são, e como agem, ajuda a preparar e tomar decisões de marketing e propaganda, recrutamento e seleção de pessoal, bem como trabalhar em grupo, liderar equipes e conviver com colegas de trabalho.
2. Percepção
Percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos que o ambiente oferece. A interpretação é uma decifração que empresta