A istoria do Cristianismo
Pergunta: "Qual é a história do Cristianismo?"
Resposta: A história do Cristianismo é na verdade a história da civilização ocidental. O Cristianismo tem tido uma influência marcante na sociedade como um todo – arte, linguagem, política, lei, vida familiar, datas no calendário, música e a forma que pensamos – tudo sem sido colorido pela influência Cristã por quase dois milênios. A História da Igreja, portanto, é muito importante saber.
História do Cristianismo – O Início da Igreja
A igreja começou 40 dias depois da ressurreição de Jesus (35.D.C.). Jesus tinha prometido que Ele iria construir sua igreja (Mateus 16:18), e com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes (Atos 2:1-4), a Igreja (a “assembléia convocada para fora”) começou oficialmente. Três mil pessoas responderam ao sermão de Pedro naquele dia e escolheram seguir a Cristo.
Os novo convertidos ao Cristianismo eram judeus ou prosélitos ao judaismo, e a igreja era localizada em Jerusalém. Por causa disso, Cristianismo foi visto de primeira como um culto, parecido com os fariseus, saduceus e essênios. No entanto, a pregação dos apóstolos era completamente diferente dos ensinamentos dos outros grupos judeus. Jesus era o Messias judeu (o Rei ungido) que tinha vindo cumprir a Lei (Mateus 5:17) e instituir a Nova Aliança baseada em Sua morte (Marcos 14:24). Essa mensagem, com a acusação de que eles tinham assassinado seu próprio Messias, enfureceu muitos líderes judeus, e alguns, como Paulo de Tarso, fez algo para exterminar “o Caminho” (Atos 9:1-2).
É certo dizer que o Cristianismo tem suas raízes no judaismo. O Velho Testamento preparou a fundação para o Novo, e é impossível compreender totalmente o Cristianismo sem um conhecimento básico do Velho Testamento (veja os livros de Mateus e Hebreus). O Velho Testamento explica a necessidade de um Messias, contém a história do povo do Messias e prediz a vinda do Messias. O Novo Testamento, então, é