Emancipação das Mulheres
A Mulher e a Vida ou A
Mulher considerada debaixo dos seus principaes aspétos
".
Emancipação da Mulher e Regeneração So cial no Século XIX segundo Lopes Praça____________
3
3
Autores como Alexandre Herculano ou Oliveira Marreca deram-nos da mulher uma visão muito parcial e carregada de preconceito s, sem grande inovação no seu discurso, tendo em conta a sociedade que visavam criticar.
Mesmo que D. António da Costa, primeiro ministro da educação (ainda que num curto período de tempo) se tenha dedicado à condição feminina, não deixou obra significativa, do ponto de vista filosófico, como a de Lopes Praça.
Lopes Praça, reflecte sobre a situação da mul her nas diferentes classes sociais. A sua perspectiva ao conceber os diversos domín ios da vida feminina permite apreender a situação da mulher no século XIX, seja ela da nobrez a, da burguesia ou das classes mais pobres.
Sendo uma obra escrita durante o período da sua juventude, encontra- se em
A Mulher e a Vida ou a mulher considerada debaixo dos seus principaes aspétos
, um estilo cativante e uma maturidade que impressiona. Sobretudo enc ontramos nesta obra o resultado de um esforço de iluminar o próprio espírito acerca de uma questão que ainda iniciava o seu percurso no pensamento português : a condição da mulher.
Lopes Praça deixa claro que as fontes onde teve de se apoiar eram poucas, havendo que recorrer ainda com mais afinco à sua reflexão pessoal
1
.
Mais adiante, após ter explicado sumariamente o âmbito da obra, refere que " dos tres, senão mais, trabalhos especiaes sobre este assunto de que a istoria literaria do direito portuguez nos faz menção, não tivemos de aprov eitar nada para a realização deste trabalho.
Só nos podemos auxiliar de nossas recordações e da nossa mais que modesta livraria,