Resumo funções Orgânicas
Álcool: é toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente à átomos de carbono saturados.
Representa-se, em geral, um monoálcool R – OH
De acordo com a IUPAC, os álcoois devem ter a terminação OL, quem vem da palavra álcool. A cadeia principal é aquela que contém o carbono ligado à hidroxila. ciclopentanol
Fenóis: São cadeias aromáticas (hidrocarbonetos) ligados a uma ou mais hidroxilas. Diferindo-se dos alcoóis, portanto, por apresentarem estrutura em anéis rodeados por grupos OH. Na sua nomenclatura, de acordo com a IUPAC, o nome dos fenóis é dado a apartir do termo hidróxi.
Exemplo: 1-hidróxi-naftaleno
Aldeído: é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CHO – ligado à cadeia carbônica. Na sua nomenclatura, utiliza-se na terminação dos aldeídos a palavra AL, de acordo com a IUPAC. A cadeia principal deve conter o grupo – CHO e a numeração é feita a partir desse grupo.
Metanal Propanal
Cetona: é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CO – , tanto para aldeídos quanto para cetonas, chamamos este grupo de carbonila. A nomenclatura IUPAC das cetonas possui a terminação ONA. A cadeia que possui a carbonila é cadeia principal, ou cadeia mais longa.
Propanona
Éter: todo composto orgânico onde a acadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos. O oxigênio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgâncios (alquila ou arila). A fórmula genérica do éter é R – O – R, onde o R é o radical e o O é o