matriz atividade individual int eco pos adm m2 nova 3
Módulo: II
Atividade: Cartéis
Título: Mostrar formação de Cartel e a importância do CADE
Aluno:Kelly Maria de Oliveira
Disciplina:Economia
Turma:ADM20
Introdução
Objetivo desta atividade é compreender e identificar a formação de cartel.
Mostrar que o Cartel não é benefício para o consumidor final. Entrando o CADE que vem para zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável. Analisaremos com a Teoria dos jogos um exemplo de cartel nos postos de combustíveis. Analisando, os postos de combustíveis, o consumidor e o CADE.
Principais características do cartel
Cartel, definido em termos bastante amplos, é toda forma de coordenação de decisões entre empresas concorrentes, que elimine a rivalidade entre elas e busque a obtenção de lucros mais elevados do que seriam auferidos na ausência do cartel.
Cartel é uma forma criminosa de se obter lucros, que causa grande prejuízo para os consumidores, a falta de opção no mercado, forçando o consumidor adquirir o que tem no mercado. Situação semelhante ao monopólio.
Assim o Cartel: Controla os Preços, controla fontes de matéria prima, divide o mercado, fixação da margem de lucro, controla o nível de produção e condições de vendas.
Importância do CADE
O CADE vem para zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também disseminar a cultura da livre concorrência. O CADE exerce três funções: a preventiva, repressiva e educacional.
Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos
Na teoria dos jogos o revendedor é um dos jogadores, pois ele decidirá se fará ou não o cartel. De outro lado fica o consumidor, que se estiver apto em conhecer um cartel pode ou não denunciar se suspeitar. Caso seja feita a denúncia, o CADE investiga a denúncia feita. O CADE vai analisar as provas e escolherá se será punido ou arquivar.
Desse modo,