Formatado Com Paginas
1.1. 1 Descrição do jogo.
Com a finalidade de familiarizar os alunos de Pós-Graduação em Administração de Empresas com as diversas frentes e cenários existentes em uma empresa, a Fundação Getúlio Vargas propôs a utilização de um ambiente online em que os alunos competiriam entre si no chamado Jogo de Negócios.
Nesta simulação os alunos foram divididos em grupos de aproximadamente cinco pessoas, cada uma responsável por determinada diretoria de uma organização que compete com outras sete no mesmo segmento, nomeado grupo industrial.
A cada semana, em tempo real, a diretoria tinha por função analisar os resultados do mês anterior, em tempo fictício, e tomar decisões que direcionassem a organização para o atingimento de suas estratégias e resultados de longo prazo, assim como a visão organizacional estabelecida pela cúpula diretora. Ao todo, foram realizadas dez tomadas de decisão, sendo as duas primeiras destinadas à familiarização dos usuários com o jogo e as oito remanescentes específicas para o jogo real. A fim de eliminar quaisquer vantagens que uma empresa pudesse ter em relação a outra, o jogo começa estando com todas as organizações nas mesmas situações contábeis, financeiras e econômicas (CARVALHO, 2015).
Sendo o grupo industrial relacionado com tecnologia móvel, cada empresa fabrica produtos tais quais celulares, smartphones e tablets. A cada tomada de decisão, os diretores devem otimizar a escolha de determinadas variáveis, quais sejam: preços de venda, investimentos em propaganda e promoção e inovação tecnológica, demanda de produção, contratação ou demissão de funcionários, assim como seus salários, benefícios e participação nos lucros, aumento ou diminuição da capacidade fabril e fluxos de caixa de financiamento (empréstimos e distribuição de dividendos) e de investimentos (aplicações).
Logicamente, o sistema limita a participação dos alunos a variáveis pré-estabelecidas, acima mencionadas, e calcula internamente os resultados de cada