sociologia
Se você está estudando e tem dificuldades com as Funções Orgânicas, nosso Post foi feito numa forma de Resumo de Química Orgânica – Veja como dar Nome e Identificar as Funções, quais as Características Principais e Fórmulas.
A Química Orgânica é definida como a química que estuda os compostos de Carbonos. Estes compostos foram cadeias Carbônicas (sequências de carbonos ligados a carbonos) e de acordo com radicais ligados à essas cadeias formam diferentes “famílias de Substâncias” as Funções Orgânicas.
Existem inúmeras Funções, mas as estudadas no Ensino Médio e cobradas nos exames de Vestibular são as listadas abaixo, entre elas estão: Hidrocarbonetos, Álcool, Fenol, Aldeído, Éster, Amida e outros. Esses grupos possuem propriedades químicas específicas que permitem identificar com que reagem e o que podem formar.
Nomenclatura Geral – Ramificação + Prefixo (indica n° de átomos de C) + Infixo (tipo de ligação) + Sufixo (Função)
Resumo das Funções e suas Características – Nomenclatura segundo a IUPAC, Fórmula Geral e Exemplo
* Hidrocarboneto - Composto de Carbono (C) e Hidrogênio (H), portanto de fórmula geral CxHy. Podem ser classificados em Alcanos (apenas ligações simples entre C), Alcenos (pelo menos 1 ligação dupla entre C) e Alcinos (pelo menos 1 ligação tripla entre C). Terminação -o.
Exemplos: CH4 Metano (1 carbono) (an – simples) (-o hidrocarboneto); H2 – C =C – H2 (Etileno).
* Álcool - apresentam o grupo -OH (hidroxila) ligado a carbono saturado (que não faz dupla ou tripla ligação). Terminação do nome -ol. Se o grupo hidroxila estiver ligado a Carbono insaturado a função é chamada Enol.
Exemplos de Alcoóis: Etanol (H3 – C – OH), Metanol (H3 – C – OH).
* Fenol - Grupo – OH (Hidroxila) ligado a Anel Aromático (núcleo Benzeno). Nome é dado por HIDROXI + nome do hidrocarboneto aromático. Exemplo: HidroxiBenzeno.
* Éter - compostos caracterizados por Oxigênio no meio da Cadeia