resumo do capitulo de historia
Para que o domínio fosse duradouro era comum o casamento entre diferentes membros da nobreza europeia.
Os Paises Baixos (atual Bélgica e Holanda) faziam aparte do grande império de Carlos V, sua religião era o protestantismo, por isso tinham problemas coma Espanha que era católica e ainda aumentou os impostos, aumentado o sentimento de revolta gerando uma guerra entre eles. As lutas eram por uma questão de independência em relação á Espanha, como o açúcar eram uma forma de renda muito valiosa, tornou-se interessante o contato com os produtores de açúcar no nordeste brasileiro.
Assim Portugal proibiu que qualquer navio atracasse no litoral brasileiro, mas não adiantou, os holandeses continuaram com o comércio de forma ilegal e fundaram a Companhia da Índias Ocidentais.
Os holandeses lutavam tanto por produtos como açúcar, ouro e canela, quanto pelo fim do catolicismo, pregando o protestantismo.
Os holandeses invadiram Salvador em 1624, mas precisaram se retirar, mas em 1630 eles conquistaram o interior de Pernambuco a Ilha de Itamaracá no Rio grande do Norte e a Paraíba.
João Maurício de Nassau Siegen foi um grande líder, aumentando o numero de escravos trazido para o Brasil e Investindo em “melhorias” nas cidades, com calçamento das ruas, criando praças e pontes, jardins e zoológicos para o entretenimento das pessoas, espetáculos teatro e circo,
Inclusive promoveu a liberdade de culto e pensamento, dessa forma ele conquistava o povo.
Com a liberdade de escolha de religião os judeus foram
Atraídos para o Brasil, e exerceram atividades como médicos,
Soldados, artesão, advogados, comerciante, etc.
Até o início do século XVII as imagens que os europeus tinham do Brasil eram apenas de relatos de viajantes, que tinham influencias de ideias fantasiosas da região. Em 1637 Nassau trouxe uma missão artística e