Resumo Fundamentos De Psicopedagogia
Aluno: LUCIFRAN AGRIPINO BENTO
Professora: Roberta Oliveira
Psicopedagogia é área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando e sistematizando-os, se Posicionando para compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas.
O Psicopedagogo é um pesquisador permanente, um sujeito que, a cada movimento, ação e conduta enquanto profissional, busca alternativas para os dilemas, tensões, limites que lhe surgem, vislumbrando sempre novas possibilidades e interesses da psicopedagogia é Compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Sociologia, a Pedagogia, a Neurologia entre outros.
Todas as nossas ações e produções, por serem humanas, estão sempre em processo de permanente abertura, colocadas num prisma próprio para novas interpretações e busca de significados e sentidos, situadas num movimento incessante de desconstrução e de reconstrução.
O Movimento da prática Psicopedagógico no Brasil sofreu grande influência das ideais desenvolvidas na Argentina. O corpo teórico que constitui a fundamentação da psicopedagogia no Brasil é formado por grandes nomes argentinos: Sara Paín,Jorge Visca, Alícia Fernandez e outros.
A Psicopedagogia nasceu na Europa, no século XIX resgate histórico e a prática da psicopedagogia desenvolveu-se na França que, influenciou a prática Argentina, que por sua vez, influenciou a prática Brasileira, e com George Mauco que foi o fundador do primeiro centro médico-psicopedagógico na França.
Primeiras articulações entre a medicina, a psicologia, psicanálise e pedagogia para a solução dos problemas de comportamento e de aprendizagem. O