ATIV DE ECONOMIA
R: Os mercantilistas tinham como significado de riqueza a acumulação de metais preciosos, que segundo eles manteriam o Estado poderoso e sempre na resolução dos assuntos econômicos.
Os fisiocratas por sua vez pensavam que a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a extração de minérios. Os clássicos na ideia do livre iniciativa, a riqueza estavam no trabalho do homem onde os fatores decisivos para o aumento da produção são a divisão do trabalho, e os trabalhadores deveriam especializar-se em determinas tarefas.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R: Adam Smith (1723-1790) Precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, publicou a obra A Riqueza das Nações, em 1776: Um tratado abrangente sobre questões econômicas, desde as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas. Ele acreditava que se todos os agentes buscam lucrar o máximo acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. É como uma mão invisível orientando todas as decisões da economia, não tendo o Estado como regulador das decisões econômicas de uma nação. É o princípio do liberalismo que se baseava na livre iniciativa, no laissez-faire (deixe fazer).
TRABALHO HUMANO: é a Causa da Riqueza das Nações (a chamada teoria do valor-trabalho). Para aumentar a produção defendeu a divisão de trabalho (trabalhadores especializados em algumas tarefas (aumento da destreza pessoal, economia de tempo (condições favoráveis para o aperfeiçoamento e invento de novas máquinas e técnicas
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: Trata de analisar por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciar e quais produtos devem