Ci Ncias Sociais Caso Concreto 1
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Definição :A ciência distingue-se do senso comum porque esta é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas ,investigações , métodos sistemáticos e na exigência de que as teorias sejam coerentes e digam a realidade.
Senso comum: É um conhecimento espontâneo passado de geração a geração ao longo dos tempos, ou seja, uma herança cultural.
Conhecimento científico: É tudo aquilo que tem experimentos e comprovações através de pesquisas laboratoriais. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.
Diferenças:
Senso comum Conhecimento científico
Baseado na imitação e em experiências pessoais Conhecimento obtido de modo racional Experiências do dia a dia (casuais) Acompanha procedimentos científicos
Empírico e desprovido de explicações Explica o Porquê?
Exemplos: Água com açúcar com o intuito de acalmar, a ciência explica que não tem o poder de acalmar, pois só contém glicose.
Colocar fitinha vermelha na testa do bebê com o intuito de cessar o soluço, não tem nehuma comprovação científica.
Resposta da questão objetiva: letra A.
R