Trabalho De Quimica Pronto
As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso recorrer à métodos especiais de separação, como as destilações simples e fracionada, que consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida na condensação dos vapores do líquido.
Para entendermos melhor, vejamos como funcionam:
A destilação simples e um processo para separarmos um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Esse processo consiste em separar o liquido em forma de vapor, que é condensado através do condensador. Esse condensador possui um balão de destilação onde se aquece a mistura. Os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em liquido de novo, através da liquefação.
Já a destilação fracionada é o processo que compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuam pontos de ebulição muito próximos. Desta forma, a solução é aquecida e se separa o liquido com menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida ate separar o liquido com ponto de ebulição acima do primeiro liquido, e assim, sucessivamente, até se chegar na separação do liquido com maior ponto de ebulição.
A partir destas definições, não precisamos conhecer muito do mundo industrial para sabermos que em várias produções são usados estes processos. Por exemplo, em industrias petroquímicas a destilação fracionada é usada para separar diversos derivados do petróleo, onde cada componente é destilado a uma temperatura diferente. Outro exemplo simples que percebemos que a separação da indústria é importante é presenciado nos alambiques, onde se retira o álcool do mosto da cana. Esse mosto é o suco da cana que passa por um processo de decomposição por micro-organismos, chamados de fermentação.
Com isso podemos concluir que, a separação de misturas é indispensável para as indústrias, pois sem elas, não seria possível obter certos produtos, sendo essa separação uma das primeiras etapas a serem feitas para