Trabalho Quimica Pronto
ETIM- Mecânica
Trabalho de química
Daniel, n°02
Daniel, n°04
Gabriel, n°06
Gustavo, n°08
João, n°10
João, n°12
Josias, n°14
Katlin, n°16
Botucatu
2015
As camadas atmosféricas
As camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar raios ultravioleta.
Troposfera É a camada em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 18 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos), e também ocorre a poluição do ar. É por ela que transitam aviões, helicópteros, balões etc. As temperaturas variam entre 40°C e -60° C.
Estratosfera
Nela está a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Sua altitude é de 18 km a 50 km e as temperaturas variam de -5°C a -70°C.
Mesosfera
Responsável por proteger a Terra de meteoros, esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C . A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar.
Termosfera
Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C.
Exosfera
É a transição entre a atmosfera e o espaço, por isso, vai terminando gradualmente até virar só espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.