TRABALHO DE QUIMICA PRONTO
CICLO MESTRUAL
No ciclo menstrual regular, ocorrem variações nos níveis de hormônios esteroides ovarianos, estrógeno e progesterona, conforme as fases do ciclo, que são controlados pelo sistema hipotálamo - hipófise - ovário1.
Pode-se dividir o ciclo menstrual em duas fases, a folicular e a lútea. A fase folicular, também conhecida como folicular precoce ou menstrual, é caracterizada pelo baixo nível de estrógeno e de progesterona. Na fase lútea, conhecida também como lútea tardia ou pré-menstrual, ocorre a queda do nível de estrógeno e progesterona2.
É na fase lútea que ocorre a maioria das alterações nas mulheres, como retenção de líquido, elevação de peso, aumento de demanda energética, alteração de captação de glicose e trânsito mais lento do trato gastrointestinal, modificações no perfil lipídico e no metabolismo de vitamina D, cálcio, magnésio e ferro, hipersensibilidade emocional, dores generalizadas e mudança do comportamento alimentar3. É também nesta fase que podem ser observados quadro de hidropisia labiríntica (devido a retenção de sódio e conseqüentemente a hipertensão endolinfática) com intolerância ao ruído e sensação de "cabeça oca".
As alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, gestação e menopausa podem resultar no comprometimento da homeostase dos fluidos labirínticos, pois agem diretamente nos processos enzimáticos e na atuação de neurotransmissores, resultando em alterações do equilíbrio ou de audição5.
O ciclo menstrual é o resultado da interação de uma série de hormônios produzidos na mulher, que interagem entre si. Os hormônios envolvidos nesse processo são produzidos no cérebro (FSH e LH) e nos ovários (estrógeno(E) e progesterona(P)). Os hormônios produzidos no cérebro possuem basicamente a função de regular os hormônios ovarianos, sem outras ações no corpo. Já os ovarianos, além de regular o ciclo menstrual, tem outras ações.
Regulação hormonal: