FreudJu
590 palavras
3 páginas
PsicologiaResenha
Resenha apresentada à Faculdade Anísio Teixeira, da disciplina Sistemas e Teorias I , ministrada pela professora Juliana para avaliação parcial da segunda unidade.
2014
Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise, um grande psiquiatra da sua época que trouxe inovações para sua área de atuação que causaram grande repreensão por parte de seus colegas médicos.
Ele se especializou no tratamento de doenças de origem neuróticas. Freud inovou desenvolvendo a teoria da mente uma técnica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente. Esses problemas psíquicos nada mais é que ansiedades, depressão, insônia e outros sintomas relacionados com conflitos e tensões vivenciados pela pessoa quando criança que irão influenciar na personalidade da pessoa quando adulta. A aceitação da teoria de Freud só foi realmente obtida, quando surgiram vários psicanalistas que a aderiram.
Freud divide seus métodos produzidos com a psicanálise em cinco partes, também chamados de Cinco Lições da Psicanálise, nestas por sua vez apresenta os casos que ele tratou e como foram desenvolvidos os tratamentos. .
A primeira lição fala sobre a histeria, que seria sintomas manifestados pelo paciente mais que não tinha nenhuma causa orgânica, para elaborar esta, Freud usa o caso da paciente Anna tratada pelo Dr Breuer. Ana, era uma jovem, que manifestava uma doença com uma série de perturbações físicas e psíquicas: paralisias do lado direito do corpo, cegueira e aversão a água . O que chamava atenção do Dr. é que internamente, os órgãos não tinha nada de anormal, chegando-se através de investigações ao diagnóstico de histeria.
A partir daí Breuer resolve usar o método da hipnose, em uma dessas sessões a paciente dizia palavras aleatoriamente, soltas, aparentemente sem significado algum. Essas palavras foram usadas para que a jovem associasse idéias, descobrindo-se assim ligação com os seus sintomas. A partir daí percebeu-se, então, que quando os sintomas e os